ALAGOAS – O Projeto Jovem Conselheiro foi apresentado em sessão plenária com o objetivo de promover a participação dos jovens nas decisões políticas.



 

Durante a sessão plenária realizada nesta terça-feira (15), os conselheiros do Tribunal de Contas de Alagoas foram apresentados ao projeto Jovem Conselheiro, uma iniciativa promovida pela Escola de Contas Públicas. O objetivo do projeto é oferecer aos estudantes uma experiência prática sobre o funcionamento da Corte de Contas, permitindo que eles vivenciem o papel de conselheiro por um dia.

Alunos dos cursos de Direito, Contabilidade e Administração da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) serão selecionados para compor o Pleno do TCE/AL e participarão de uma simulação de uma Sessão Plenária. A ideia surgiu a partir das visitas dos estudantes à Corte de Contas, durante as quais eles demonstravam curiosidade sobre o processo de julgamento e prestação de contas. De acordo com o diretor técnico da Escola de Contas, Perroneo Tojal, o projeto é uma extensão do TCE de portas abertas, já que visa abrir as portas do Tribunal para que a sociedade conheça seu trabalho.

A apresentação do projeto foi bastante elogiada pelos conselheiros, que ressaltaram a importância de mostrar à sociedade o papel e o trabalho desempenhado pelo Tribunal de Contas. A primeira simulação da Sessão Plenária está programada para o dia 14 de setembro.

Essa iniciativa é fundamental para aproximar os estudantes da realidade do Tribunal de Contas e despertar neles o interesse pela área de controle externo. Ao vivenciarem o papel de conselheiro por um dia, eles terão a oportunidade de compreender melhor as atribuições do cargo e como as decisões são tomadas.

Além disso, o projeto contribui para que os alunos tenham uma visão mais ampla sobre a importância do controle das contas públicas e a necessidade de uma gestão transparente e eficiente dos recursos. Ao participarem de uma simulação de Sessão Plenária, eles poderão observar de perto a forma como são analisados os processos e como as conclusões são alcançadas.

Essa experiência prática certamente será enriquecedora para os estudantes, que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma concreta. Além disso, a iniciativa também reforça o compromisso do Tribunal de Contas de Alagoas em promover a transparência e a participação da sociedade no controle dos gastos públicos.

É de extrema importância que a sociedade esteja informada sobre o trabalho realizado pelo Tribunal de Contas, afinal, é a partir desse conhecimento que ela poderá fiscalizar de forma mais eficiente a gestão pública. O projeto Jovem Conselheiro é uma forma de aproximar a população desse órgão de controle e fortalecer a sua importância no combate à corrupção e ao mau uso dos recursos públicos.

Assista à matéria completa sobre o projeto no programa TC News.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo