ALAGOAS – O Hemoal é reconhecido como centro de excelência laboratorial pelo Ministério da Saúde, de acordo com o governo de Alagoas.



No dia 22 de agosto de 2023, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) recebeu a certificação do Ministério da Saúde como centro de excelência laboratorial. Essa conquista foi possível devido à obtenção de 100% de acertos nos testes sorológicos realizados pelo hemocentro alagoano, segundo análise feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Essa certificação faz parte do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Serviços de Hemoterapia.

A certificação do Hemoal como centro de excelência laboratorial significa que todos os exames realizados pelo órgão, no último ano, alcançaram os resultados corretos para a detecção do vírus HIV, sífilis, hepatite e doença de Chagas. Isso garante que o sangue e os hemocomponentes enviados para as maternidades e hospitais públicos do estado são confiáveis e seguros.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, destacou que essa certificação é motivo de orgulho para todos os alagoanos e ressaltou que os resultados dos exames realizados são confiáveis. Ela atribuiu o mérito dessa conquista aos servidores do hemocentro, que atuam com dedicação e aplicam técnicas específicas para garantir a qualidade dos resultados dos exames.

Para obter essa certificação, o Hemoal realiza investimentos na capacitação dos técnicos que atuam no Núcleo Laboratorial, além de adquirir equipamentos de última geração que apresentam resultados fidedignos. A gestora enfatizou que todos os laboratórios devem apresentar resultados fidedignos, mas a aplicação de técnicas erradas, a atuação de profissionais não capacitados e a falta de calibração de equipamentos podem ocasionar erros. Por isso, o hemocentro trabalha arduamente para que os parâmetros exigidos sejam seguidos à risca.

Além disso, o Hemoal conta com equipamentos de última geração, comparáveis aos utilizados pelos Bancos de Sangue dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein. Através do Núcleo Interno da Qualidade, o hemocentro segue todas as diretrizes exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que essa certificação comprova a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hemoal. Ele afirmou que desde que assumiu a Secretaria de Estado da Saúde, tem trabalhado em parceria com a Gerência da Hemorrede para manter o alto padrão de qualidade técnica da assistência prestada pelo hemocentro.

Como parte dos investimentos realizados nos últimos meses, o Hemoal ganhou uma nova sede administrativa e um novo posto de coleta de sangue, além de um núcleo de hematologia, proporcionando um ambiente mais amplo e moderno para os servidores e os doadores de sangue e pacientes hematológicos.

Essa certificação do Hemoal como centro de excelência laboratorial é um marco importante para a saúde em Alagoas, garantindo a qualidade dos exames realizados e a segurança no fornecimento de sangue e hemocomponentes para as unidades de saúde do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo