ALAGOAS – “Novo site do Cria permitirá consulta ao perfil dos beneficiários, mostrando mais de 120 mil crianças cadastradas e 10 mil mulheres gestantes.”



No dia 18 de setembro de 2023, às 19:00, a Assistência Social divulgou uma importante novidade: o novo site do Criança Alagoana (Cria) permitirá a consulta do perfil dos beneficiários do programa. Essa informação pode auxiliar tanto a população em geral quanto pesquisadores e gestores públicos na compreensão da realidade social das famílias cadastradas.

Atualmente, mais de 120 mil crianças com até cinco anos estão cadastradas no programa, além de mais de 10 mil mulheres gestantes. Essa quantidade expressiva de beneficiários demonstra a importância do Cria para a sociedade alagoana.

O site está sendo reformulado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) com o objetivo de permitir o acesso de qualquer pessoa ao sistema. A expectativa é que, em breve, todos possam conhecer o perfil das famílias atendidas pelo programa.

O Cartão Cria é uma importante ferramenta de assistência social em Alagoas, beneficiando mais de 130 mil pessoas. Cada beneficiário recebe mensalmente o valor de R$ 150, auxiliando no sustento das famílias em situação de vulnerabilidade social.

O programa é uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância (Cria) e da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). A transferência de renda direcionada para gestantes e crianças com até 6 anos de idade tem como objetivo proporcionar uma base mais sólida para o desenvolvimento desses indivíduos.

O site reformulado permitirá a visualização de diferentes informações sobre o perfil dos beneficiários. Será possível verificar a cor, sexo, instrução, tipo de domicílio e status dos cadastros. Por exemplo, dos beneficiários atuais, mais de 100 mil se declaram da cor parda, mais de 16 mil da cor branca, mais de 5 mil da cor preta, mais de 1 mil da cor indígena e cerca de 800 da cor amarela. Além disso, a maioria dos beneficiários têm o ensino fundamental incompleto.

É importante ressaltar que o Cria é o maior programa de transferência de renda de Alagoas voltado para a primeira infância. Em janeiro deste ano, o Governo de Alagoas lançou o 13º pagamento do programa, demonstrando o compromisso em fortalecer essa iniciativa.

Para se cadastrar no programa, é necessário possuir o Número de Inscrição Social (NIS) e fazer o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro em que reside, apresentando RG, CPF, comprovante de residência e o NIS. É fundamental manter os dados atualizados junto ao Cras para que o benefício seja concedido corretamente.

O recurso do programa é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o que mostra o compromisso do Estado em combater a desigualdade social e garantir melhores condições de vida para os beneficiários do Cria.

A disponibilização do perfil dos beneficiários no novo site do Cria será uma importante ferramenta para a compreensão da realidade social das famílias atendidas e para a avaliação dos impactos do programa na vida dessas pessoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo