ALAGOAS – Novo Sistema de Tratamento de Água Promete Melhorar Abastecimento para 10 Mil Habitantes em Matriz de Camaragibe

Na manhã desta segunda-feira, Matriz de Camaragibe, município localizado no Litoral Norte de Alagoas, se prepara para a inauguração de um moderno sistema de tratamento de água. A iniciativa, que faz parte do Programa Mais Água Alagoas, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Governo (Segov) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), com a concessionária Verde Alagoas. A expectativa é que a nova estrutura beneficie cerca de 10 mil habitantes, garantindo maior segurança no abastecimento de água local.

Com um investimento estimado em meio milhão de reais, custeado com recursos próprios da Casal, a obra inclui a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) equipada com tecnologia de ponta. A estrutura contará com floco decantador, filtros modernos, equipamentos de lavagem, dosagem de produtos químicos, além de quadros de comandos elétricos e um laboratório para a análise de água. Este avanço promete aumentar a eficiência na remoção de impurezas e assegurar que a água distribuída aos moradores seja de alta qualidade.

Antes da implementação do novo sistema, Matriz de Camaragibe dependia exclusivamente de poços artesianos tubulares profundos para seu abastecimento. Agora, a Casal também realiza a captação de água bruta no Riacho Bom Jesus, na zona rural do município, que percorre 2,5 km até a nova estação. A estação tem uma capacidade de vazão de até 60 metros cúbicos por hora, com água sendo combinada às de cinco poços antes de ser distribuída.

Luiz Neto, presidente da Casal, destacou que a nova ETA é um marco importante do Programa Mais Água Alagoas, que visa expandir o acesso ao saneamento e à água tratada frente à uma população crescente. O presidente salientou o compromisso da governança estadual, liderada por Paulo Dantas, de assegurar o fornecimento regular e de qualidade de água à população alagoana.

Alexandre Lopes, diretor-presidente da Verde Alagoas, responsável pela execução do projeto, afirmou que a obra representa um passo significativo para elevar a segurança e efetividade do abastecimento de água em Matriz de Camaragibe. Com a infraestrutura robusta, a população local passa a contar com um sistema de distribuição mais eficiente, reforçando o direito essencial ao acesso à água potável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo