Os usuários podem realizar o cadastro e agendamento dos serviços através do site do Já!, e nos primeiros 30 dias da nova operação, foram contabilizados quase 40 mil atendimentos em diversas unidades. Além da emissão de RGs, outros serviços bastante procurados foram a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 2.326 atendimentos, correções de dados cadastrais, com 2.121 atendimentos, e alterações de dados na CNH, contabilizando 1.393 atendimentos.
A unidade do Maceió Shopping se destacou como a mais movimentada, atendendo quase 11 mil pessoas. A maior parte dos usuários das Centrais Já! são mulheres cisgêneros, representando 39,26% do público total.
Anderson dos Santos, advogado, exaltou a eficiência do novo sistema: “O agendamento foi rápido e no mesmo dia consegui marcar o horário para emissão da segunda via do meu RG. O atendimento foi ágil e eficiente”, contou.
O novo sistema desenvolvido pela Seplag não se limita apenas aos atendimentos diretos das Centrais Já!. Ele também está sendo utilizado para agendamentos de diversos órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) do Detran e o Instituto de Identificação e Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
Pensando na inclusão social, o sistema foi arquitetado baseado em um mapeamento detalhado das falhas encontradas nos sistemas anteriores, proporcionando soluções eficazes e abrangentes. “O novo sistema é inclusivo e mapeia dados do nosso público, permitindo assim desenvolver mais ações e promover maior inclusão social”, explicou Elesjandely Marques, secretária executiva de gestão interna da Seplag.
A acessibilidade foi outro ponto primordial na reformulação do sistema. Agora, pessoas com deficiência visual e auditiva contam com um dispositivo que confere mais autonomia ao usuário durante o atendimento. Para deficientes visuais, o sistema reproduz um som com as informações da tela, como guichê e ficha de chamada. Já para deficientes auditivos, a tela se ilumina em verde e exibe as informações necessárias em linguagem de sinais, indicando o guichê de atendimento.
Os cidadãos interessados em utilizar os serviços das Centrais Já! devem realizar o cadastro e login no site oficial do Já!, onde poderão selecionar a unidade e o serviço desejado, com um tempo de cinco minutos para confirmar as informações antes de finalizar o agendamento.
