A principal alteração é que a distribuição do leite deixará de ser feita pelas associações comunitárias e passará a ser realizada pelas escolas estaduais. Essa medida tem como objetivo proporcionar maior transparência no processo de distribuição, uma vez que haviam sido observadas inconsistências nas listas apresentadas pelas associações, além de denúncias de uso político e desvios na entrega do alimento.
Além disso, o Governo de Alagoas busca combater a evasão escolar e incentivar a volta às aulas daqueles que não conseguiram concluir o ensino fundamental no tempo regulamentar. A entrega do leite nas escolas também beneficiará os alunos do Programa Vem que Dá Tempo, que receberão dois litros de leite por semana.
Outro objetivo do novo programa é garantir que o alimento chegue às pessoas que realmente necessitam. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) espera ter um controle mais preciso das pessoas que recebem o leite e avaliar o impacto na melhoria de vida desses beneficiários. A expectativa é ampliar o alcance do programa, atendendo um número superior de alunos em situação de insegurança alimentar em comparação ao modelo anterior, que contava com 90 mil beneficiários.
Para viabilizar essa nova forma de distribuição, serão distribuídos freezers para as escolas, que utilizarão esses equipamentos para armazenar os produtos. Dessa forma, espera-se que o leite seja mantido em boas condições e chegue fresco aos alunos.
O “Leite de Coração” é uma iniciativa do Governo de Alagoas que visa melhorar as condições de vida e garantir o acesso à alimentação adequada para os alagoanos mais necessitados. Com as mudanças implementadas, a expectativa é que o programa seja ainda mais eficiente e beneficie um maior número de pessoas no estado.
