A iniciativa faz parte das ações do Ano Internacional do Cooperativismo e está inserida no planejamento estratégico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O objetivo principal é a criação de centros de comercialização em todas as regiões de Alagoas, ampliando as oportunidades de visibilidade e vendas para os produtores locais. Com mais de 30 cooperativas envolvidas, o Armazém de Arapiraca promete oferecer uma gama diversificada de produtos, desde geleias, vinhos e licores até leite e artesanato.
Adalberon Sá Júnior, secretário Executivo do Cooperativismo, destaca a importância do novo espaço e reforça que o sucesso do primeiro armazém foi um divisor de águas, impulsionando a expansão para o interior. “Estamos oferecendo uma plataforma para que as cooperativas do interior tenham um acesso direto ao consumidor, promovendo a disseminação e popularização de seus produtos”, afirma.
Alice Beltrão, secretária de Agricultura, também celebra o avanço. Ela ressalta que o novo armazém não apenas irá fomentar a economia local, como também proporcionará um ambiente de inclusão e valorização do trabalho coletivo. “O Armazém Alagoas + Cooperativa é mais do que um ponto de venda, é uma manifestação concreta do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e socialmente inclusivo”, declara.
O gerenciamento do armazém ficará a cargo da Unicafes Alagoas, através de um termo de fomento, tendo o apoio do Sescoop para fortalecer o cooperativismo, especialmente entre os envolvidos com a agricultura familiar e a economia solidária. Com a nova unidade em Arapiraca, o governo estadual reafirma seu compromisso com a interiorização das políticas públicas, prometendo contribuir para a sustentabilidade econômica das regiões menos favorecidas.