Alerta para o Alcoolismo: Seprev Destaca Perigos da Dependência Química
Neste 18 de fevereiro, quando é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) lançou um importante alerta sobre as consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Este momento serve como um reforço para as ações preventivas contra o uso desmedido de substâncias, destacando a necessidade de promover uma cultura de precaução.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de álcool é caracterizado pela ingestão de 60g ou mais de álcool puro numa única ocasião, equivalente a cerca de quatro doses para mulheres e cinco para homens. A OMS também adverte que não existe um nível seguro para a ingestão de álcool, uma vez que seu consumo elevado pode levar à dependência.
Júnior Amaranto, psicólogo especialista em dependência química da Seprev, ressalta que, apesar do álcool ser uma substância socialmente aceita, seu uso frequente e em grandes quantidades representa um risco significativo. Ele aponta que o consumo prolongado pode acarretar sérios danos à saúde física, além de prejudicar a vida social e financeira dos indivíduos.
Em 2025, a Rede Acolhe, iniciativa do Governo de Alagoas para tratamento de dependência química, acolheu cerca de 5.248 pessoas, das quais 83% relataram uso problemático de álcool. Um exemplo de superação é o de Luiz Francisco, que, com ajuda da Rede, conseguiu superar sua dependência e reconstruir sua vida com o apoio intenso de equipes multidisciplinares.
A Rede Acolhe oferece 750 vagas para tratamento gratuito e voluntário de dependentes químicos. Para aqueles que buscam apoio, o atendimento está disponível nos Centros de Acolhimento em Maceió e Arapiraca, ou por meio de agendamento pelos números (82) 98802-8755 e 3315-1913.