Em Coruripe, a ação ocorrerá das 8h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), ao lado do Hospital Carvalho Beltrão. Já em Santana do Ipanema, a coleta de sangue será realizada no Hospital Clodolfo Rodrigues, no mesmo horário.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), podem doar sangue os voluntários que tenham entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto ao se candidatar à doação, além de estar utilizando máscara, seguindo as medidas de prevenção contra a Covid-19.
Existem algumas restrições para a doação de sangue. O voluntário fica impedido de doar caso tenha contraído Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade ou doença de Chagas. Além disso, se o candidato à doação tiver feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing, a proibição ocorre por 12 meses.
A doação de sangue é um ato fundamental para a manutenção dos estoques nos hemocentros e a realização de transfusões. Por isso, iniciativas como essa, que levam equipes volantes para realizar coletas externas, são de extrema importância para garantir que haja sangue disponível para quem necessita.
A doação de sangue é segura e não traz riscos para o doador, além de ser um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. Portanto, se você se enquadra nos requisitos para a doação, aproveite essa oportunidade e contribua para essa causa tão nobre. Sua doação pode fazer a diferença na vida de alguém.
É necessário lembrar sempre que a doação de sangue é um ato voluntário e altruísta, que não pode ser remunerado ou ter qualquer tipo de recompensa. Doar sangue é doar vida e demonstrar empatia pelo próximo.






