ALAGOAS – Mutirões de Documentação Empoderam Mulheres Rurais em Alagoas com Mais de 1.500 Atendimentos em Três Meses

Em uma iniciativa que tem impactado positivamente a vida de milhares de alagoanos, os Mutirões de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural já proporcionaram mais de 1.500 atendimentos em diversos municípios de Alagoas. Desde fevereiro, as ações têm passado por Viçosa, Penedo e Olho D’Água das Flores, levando cidadania e acesso a documentos básicos como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para comunidades rurais. Organizados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) em parceria com a Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas, os mutirões fazem parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Joseani Castro, destacou a importância de ultrapassar fronteiras municipais para atender a populações diversas, incluindo povos tradicionais, como ciganos, indígenas e quilombolas. Muitos desses grupos enfrentam barreiras significativas para obter documentos essenciais devido ao isolamento geográfico. O mutirão já registrou a emissão de primeiras identidades para crianças e adolescentes e do CAF para produtores que nunca antes tiveram acesso a esses documentos.

Até agora, foram 544 atendimentos em Viçosa, 560 em Penedo e 472 em Olho D’Água das Flores. A próxima edição está agendada para os dias 22, 23 e 24 de abril em Olho D’Água do Casado. Essa mobilização conjunta também conta com o apoio de diversas entidades, incluindo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag), além de várias secretarias estaduais e municipais.

A iniciativa reafirma o compromisso de levar direitos e cidadania a trabalhadores rurais, oferecendo suporte para que amplifiquem sua voz e seus direitos em seus respectivos espaços.

Sair da versão mobile