O mutirão integra o programa Agricultura Familiar em Movimento, um esforço nacional do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural que visa garantir o acesso à cidadania para as mulheres agricultoras e suas famílias, especialmente nas zonas rurais, de forma completamente gratuita. Durante os três dias de evento, uma variedade de serviços serão disponibilizados, incluindo a emissão da nova carteira de identidade (RG), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, será oferecido suporte para o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) e promovidas rodas de conversa.
Os horários de funcionamento do mutirão são das 9h às 17h na quarta e quinta-feira, e das 8h às 17h na sexta-feira, concentrando as atividades na Praça Jácome Calheiros, nº 64, no centro histórico de Penedo.
Para garantir o sucesso e abrangência da iniciativa, o evento conta com o apoio de diversas entidades, entre elas, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag), e várias secretarias de Estado de Alagoas, incluindo as de Assistência e Desenvolvimento Social, Mulher e Direitos Humanos, além do Instituto de Identificação, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Penedo.
Esta mobilização promete não apenas fornecer documentação essencial aos trabalhadores rurais, mas também criar um ambiente de troca de informações e fortalecimento dos laços comunitários, essenciais para o desenvolvimento sustentável da região.