O pontapé inicial das atividades acontece na próxima segunda-feira, com a mesa-redonda “Museu da Ilha do Ferro: Uma experiência com o patrimônio intangível no Baixo Rio São Francisco”. Contando com a presença do museólogo Jairo Campos e do mestrando em Geografia Dirceu Dias, este evento será transmitido ao vivo no Instagram do Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos.
Na sequência, na terça-feira, o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva sediará a mesa “Museu Muquém: Uma experiência com o patrimônio intangível no âmbito da Comunidade Quilombola Muquém”. A mediação será novamente de Jairo Campos, acompanhado dos acadêmicos Bruna Oliveira, Carlos Cabral e Diogo Ferreira. A transmissão ocorrerá pelo perfil do museu no Instagram.
O encerramento das atividades será também na terça-feira, com o Espaço de Memória Indígena Alagoana Geová José Honório da Silva. A mesa “Museu Indígena Alagoano: Uma experiência com o patrimônio intangível ligado aos povos originários de Alagoas” terá a mediação de Campos e participação dos mesmos discentes. Esse evento também será transmitido nas redes sociais.
Jairo Campos enfatiza a relevância da participação dos museus da Uneal nesta programação nacional, destacando como essa inclusão proporciona visibilidade à cultura alagoana. Ele ressalta o impacto positivo e o reconhecimento do trabalho, que se traduz na valorização e promoção das tradições culturais dos povos originários e tradicionais da região. Essa iniciativa é um marco significativo para a preservação e divulgação do patrimônio imaterial de Alagoas.