ALAGOAS – “Mudômetro” do IMA inicia contagem de mudas plantadas em Alagoas, incentivando a arborização e premiação para maiores plantadores.

Nesta sexta-feira (24), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) anunciou o início da contagem de mudas plantadas no estado, por meio do lançamento do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde. A iniciativa tem como objetivo contabilizar as ações de arborização do IMA, que já alcançam a marca de 1,5 milhão de mudas plantadas em todo o estado.

O Mudômetro, que está localizado na fachada da sede do IMA, no Shopping Cidade, em Maceió, contabiliza o plantio de mudas informadas pelo aplicativo Alagoas Mais Verde. A ferramenta permite o acompanhamento em tempo real e tem como proposta incentivar a população, municípios, instituições e empresas a competirem para ver quem planta mais mudas.

Além disso, o aplicativo Alagoas Mais Verde, que já está disponível para download nas lojas de aplicativos App Store e Play Store, permite que os usuários contabilizem as mudas plantadas, acompanhem o ranking e fiquem atentos às premiações que serão distribuídas. Os maiores plantadores individuais serão premiados, e um ranking distribuirá os selos Alagoas Mais Verde (Bronze, Prata e Ouro) a empresas e municípios.

O superintendente de Preservação Ambiental do IMA, Pedro Normande, destacou a iniciativa como inovadora e enfatizou que a competição entre os envolvidos no plantio de mudas contribuirá para a melhoria da biodiversidade nas cidades e a redução do microclima. Normande também incentivou a população a superar os números já registrados pelo órgão, destacando a importância dessa ação para a estabilidade do bioma local.

O projeto Alagoas Mais Verde é responsável não apenas pela arborização, mas também pela promoção da estabilidade no bioma local, selecionando as mudas de acordo com as características climáticas e de solo do estado. Outros projetos, como o Calçada Verde e o Salsa Viva, também contribuem para o reflorestamento no estado, atuando nos bairros de Maceió e na recuperação da vegetação nativa no ambiente costeiro, respectivamente.

Com o lançamento do Mudômetro e do aplicativo Alagoas Mais Verde, o IMA reforça seu compromisso com a integração da tecnologia às ações do órgão e a participação da sociedade nas iniciativas de preservação ambiental. A proposta é que, a partir dessas ferramentas, a população e o poder público compartilhem a responsabilidade pela conservação do meio ambiente e promovam ações sustentáveis para a comunidade alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo