Na última quinta-feira (23) e sexta-feira (24), a população do Quilombo Tabuleiro dos Negros, localizado em Penedo, foi beneficiada com ações assistenciais promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A iniciativa teve como foco o cuidado à saúde mental e contou com a presença de psicólogos e psiquiatras, além de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, que foram capacitados sobre prevenção ao suicídio, manejo da crise, redução de danos e ferramentas para rastreamento precoce do autismo.
Durante os dois dias de ação, os moradores tiveram acesso a vacinas, exames e visitas domiciliares, além de participar de rodas de conversa, oficinas de capoeira e geração de renda. Além dos serviços de saúde, a população teve acesso à emissão da Carteira de Identidade e do Cartão Cria, bem como atendimento da Defensoria Pública do Estado. Técnicos da Supervisão de Atenção à Pessoa com Deficiência também estiveram presentes para realizar um rastreamento dos quilombolas que possam apresentar Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Marília Xavier, assessora técnica de questões Negras, Indígenas e Quilombolas da Sesau, ressaltou a importância de levar ações assistenciais para populações que vivem em locais mais distantes. Ela destacou que a ação em Tabuleiro dos Negros foi a segunda edição e expressou a intenção de estender as ações para outros quilombos.
Alcione Peixoto, assessora técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP), destacou o trabalho com o artesanato como forma de reabilitação. Segundo Peixoto, o artesanato representa uma forma de empoderar os quilombolas, sendo uma terapia e forma de escape, principalmente após a pandemia da Covid-19.
O presidente da Associação dos Moradores do Quilombo Tabuleiro dos Negros, José Cicero da Silva, agradeceu o projeto e enfatizou a satisfação de toda a população com os serviços ofertados. Ele destacou que todos os moradores foram atendidos e expressou sua gratidão pela iniciativa.
Acompanhando a ação, o secretário Executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, ressaltou a parceria com as demais secretarias do Governo e outros órgãos públicos. Ele pontuou que a iniciativa é uma parceria da Sesau com a Defensoria Pública do Estado e as Secretarias que pertencem ao Governo do Estado, levando serviços de saúde para diversas áreas do Estado de Alagoas.






