Pela manhã, as ministras e o embaixador participaram de uma mesa redonda juntamente com o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, e Mônica Cotta, presidente da Sociedade Brasileira de Materiais. O evento fazia parte do SBR-Meeting, um encontro científico internacional organizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com o apoio do Governo do Estado. Durante essa discussão, foram abordadas oportunidades de financiamento e cooperação científica entre Brasil e Portugal, com a presença de profissionais de diversas nacionalidades.
Em seguida, as ministras e o embaixador foram recebidos pelo governador Paulo Dantas e pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação (CT&I), Silvio Bulhões, para um almoço. Nessa ocasião, foi anunciado um investimento de R$12,2 milhões para o próximo edital de inovação Secti/Fapeal, chamado Tecnova AL III. A verba será dividida entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Governo de Alagoas.
Durante a visita à sede da Fapeal, as autoridades conheceram o Ponto de Presença de Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP), que abriga uma nova infovia para a internet acadêmica de alta velocidade em Alagoas. Esse projeto, anunciado pela ministra Luciana Santos, representará um investimento de R$8 milhões e possibilitará maior conectividade em banda larga para universidades em todo o estado.
A ministra Luciana Santos expressou sua satisfação em participar desse programa de conectividade e elogiou a equipe competente que está à frente desse projeto. Já a ministra Elvira Fortunato destacou a importância do trabalho que está sendo realizado em Alagoas e ressaltou o comprometimento do estado em conquistar o sucesso no cenário nacional.
A visita foi encerrada no Centro de Inovação de Jaraguá (CIPT), onde está localizado o primeiro co-work 24 horas do Brasil e um hub de empresas inovadoras de Alagoas. Essa iniciativa visa transformar o estado em um polo de ciência e tecnologia, atraindo estudantes e investimentos para a região.
Diversas autoridades e representantes de instituições de ensino também estiveram presentes durante a visita, como o diretor geral da RNP Nelson Simões, o reitor da Ufal Josealdo Tonholo e o reitor do Instituto Federal de Alagoas Carlos Guedes. Os anúncios realizados pela ministra Luciana Santos também foram prestigiados por outros reitores e representantes de universidades.
Essa visita proporcionou uma importante troca de experiências e fortaleceu os laços entre Brasil e Portugal no campo da ciência, tecnologia e inovação. O investimento anunciado para a pesquisa e a criação de um ambiente propício para a inovação contribuirão para o desenvolvimento de Alagoas nesses setores e para o avanço das pesquisas científicas no estado.