ALAGOAS – Ministra se informa sobre políticas públicas alagoanas para mulheres.

No dia 30 de agosto de 2023, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve presente em um evento no palácio República dos Palmares para conhecer as políticas públicas executadas pelo Governo do Estado de Alagoas direcionadas às mulheres. A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José Silva, foi responsável por coordenar a apresentação das ações realizadas desde o início da gestão, além de expor projetos para 2024 que podem receber recursos do ministério.

Durante o evento, a ministra parabenizou a secretária Maria José Silva pela transversalidade das políticas para as mulheres em Alagoas. O estado se destaca pelos avanços nesse setor, sendo o único com um secretariado formado em sua maioria por mulheres. São 14 mulheres e 13 homens à frente das pastas. A ministra ressaltou a importância de apontar prioridades para a destinação de recursos no Orçamento de 2024.

Uma das apresentações destacadas foi a da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Danielli, que apresentou números significativos. Desde o início do programa, em 2018, a polícia registrou 273 prisões, 3.224 mulheres assistidas e 55 mil visitas. O resultado mais comemorado foi a ausência de vítimas de feminicídio entre as mulheres assistidas pelo programa.

Outro programa apresentado durante o evento foi voltado para as agricultoras, principalmente as que vivem em assentamentos e regiões quilombolas. O objetivo é aumentar a participação dessas mulheres na produção de alimentos saudáveis, promovendo a inclusão produtiva e a independência financeira. A secretária de Estado da Agricultura, Carla Dantas, ressaltou a importância da iniciativa para garantir o acesso dessas mulheres a oportunidades que antes não tinham.

A valorização e o reconhecimento das mulheres alagoanas também foram temas abordados durante o evento. Diversas campanhas divulgadas nos veículos de comunicação e nas redes sociais foram apresentadas, como forma de combater o abuso, promover a igualdade e valorizar a mulher.

A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, apresentou à ministra um programa de produção de artesanato que atendeu a cinco comunidades quilombolas no interior de Alagoas. Ela solicitou recursos para aquisição de um espaço físico em Maceió para a venda dos produtos feitos pelas quilombolas.

Para encerrar a cerimônia, a ministra das Mulheres e a secretária Maria José Silva assinaram o termo de cessão de um terreno para as futuras instalações da Casa da Mulher Brasileira, que oferece serviços especializados para diferentes tipos de violência contra as mulheres. Essa iniciativa representa um avanço no atendimento humanizado e busca promover a autonomia e o cuidado das mulheres.

A visita da ministra Cida Gonçalves foi importante para conhecer as políticas públicas voltadas às mulheres em Alagoas e para buscar formas de contribuir com recursos do ministério. A transversalidade dessas políticas, como destacou a ministra, coloca o estado em destaque no cenário nacional e reforça o compromisso do governo em promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres.

Sair da versão mobile