Durante a visita, a delegação percorreu todos os setores do hospital, avaliando a infraestrutura local e identificando como o hospital pode servir como uma peça-chave na ampliação da rede de assistência especializada em Alagoas. Amana Santana, coordenadora-geral de Apoio Estratégico à Expansão e Qualificação da Atenção Especializada, destacou a importância da cooperação entre as esferas federal e estadual para superar desafios na área da saúde. “A união entre diferentes níveis de administração é essencial para garantir um melhor acesso aos serviços de saúde. O Hospital Metropolitano é vital nesse contexto em Alagoas”, afirmou Santana.
Ajax Caldas, diretor médico do Hospital Metropolitano, ressaltou o papel da unidade como referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele destacou que, com a inclusão no Programa Mais Especialidades, a capacidade de atendimento será potencialmente ampliada. “Estamos preparados para aumentar nosso atendimento, incorporando mais profissionais e equipamentos, o que beneficiará ainda mais a população”, enfatizou Caldas.
O passo é visto como fundamental para assegurar que os alagoanos tenham acesso mais rápido e eficaz a serviços de saúde especializados, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo o sistema de saúde no estado.