O programa acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios de Alagoas e busca alcançar cerca de 7 milhões de jovens em todo o país. Campanhas como essa são fundamentais para evitar futuras complicações de saúde, reforçando a proteção contra o HPV e suas consequências, como vários tipos de câncer, inclusive do colo do útero e de garganta.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância da vacinação como medida preventiva essencial. “A vacina contra o HPV é segura e essencial para proteger nossos jovens, garantindo um futuro mais saudável,” afirmou, ressaltando o empenho em vacinar o maior número possível de adolescentes em conjunto com os municípios.
O Brasil adotou uma mudança no esquema vacinal em 2024, passando para uma dose única para a faixa de 9 a 14 anos, simplificando o processo e ampliando o acesso. Contudo, pessoas imunocomprometidas, incluindo pacientes oncológicos e transplantados, permanecem no esquema de três doses.
Essa ampliação na faixa etária busca corrigir déficits de cobertura vacinal anteriores, reforçando o compromisso contínuo do SUS com a saúde pública e prevenção de doenças.