A especialista esclarece que as gastroenterites podem ser causadas por diversos agentes patogênicos, incluindo vírus, bactérias e outros microrganismos. No verão, alguns fatores exacerbam a ocorrência dessas doenças, como as aglomerações típicas desse período. “A proximidade entre as pessoas facilita a transmissão de vírus que podem causar diarreia”, observa a médica. Além disso, a conservação inadequada de alimentos e água expostos às altas temperaturas propicia o seu contágio.
Para minimizar os riscos, Luana Freire aconselha que os pais só levem seus filhos a praias que são próprias para banho, pois o contato com a água contaminada pode desencadear quadros de gastroenterite. Em caso de sintomas como diarreia, vômitos e sinais de desidratação — identificados por diminuição na frequência de urina, boca e olhos secos —, a orientação é procurar atendimento médico imediato.
A hidratação continua sendo a melhor amiga na prevenção e tratamento: “É fundamental garantir que as crianças se mantenham hidradatas, oferecendo água potável, água de coco e sucos de frutas”, finaliza a gastropediatra do HCA. A conscientização e atenção dos pais são passos cruciais para manter a saúde dos pequenos intacta durante a estação mais quente do ano.






