ALAGOAS – MEC aprova Programa de Residências Multiprofissionais no HGE, possibilitando a formação técnico-científica de sete categorias profissionais de saúde.

O Ministério da Educação (MEC) aprovou o Programa de Residências Multiprofissionais no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Com essa aprovação, serão oferecidos cursos em tempo integral, que possibilitarão a formação técnico-científica de sete categorias profissionais de saúde em serviço.

A implantação do programa trará benefícios tanto para os profissionais da área da saúde quanto para os pacientes atendidos no hospital. A previsão é que o edital do processo seletivo seja lançado entre novembro e dezembro, com a prova ocorrendo entre janeiro e fevereiro de 2024. As residências estão previstas para o mês de março do mesmo ano.

Os interessados poderão escolher entre duas opções: a Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, que abrangerá as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, e as Residências Multiprofissionais em Enfermagem Dermatológica e Nutrição Clínica.

O diretor do HGE, Fernando Fortes Melro, destacou que essa aprovação representa um avanço para o hospital, que tem como objetivo ser referência em ensino e pesquisa em Alagoas. Ele complementou dizendo que o edital do processo seletivo será aberto em breve, e que a expectativa é iniciar os programas em março de 2024.

As residências terão duração de 24 meses, com carga horária de 5.760 horas e dedicação exclusiva dos estudantes. Os programas serão realizados em tempo integral e terão como foco a atenção à saúde de excelência aos usuários, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu) do HGE, Cássia Melo, ressaltou que a implantação dos programas possibilitará a formação técnico-científica de mais sete categorias profissionais de saúde em serviço. Por exemplo, o Programa de Residência em Nutrição Clínica visa oferecer uma assistência nutricional sistematizada no ambiente hospitalar, abrangendo áreas assistenciais como cardiologia, cirurgia, neurologia, pediatria, queimados e vascular.

Já o Programa de Residência em Enfermagem Dermatológica será direcionado para a prevenção e tratamento de feridas, utilizando novas tecnologias. A implantação desse programa garantirá a especialização dos primeiros enfermeiros dermatologistas em nível de residência no Brasil.

Segundo Cássia Melo, o objetivo do Programa de Residência Multiprofissional é formar profissionais de saúde especializados, que estejam pautados em princípios éticos e conhecedores dos diferentes cenários da rede de saúde. Essa formação será essencial para atender às necessidades de uma rede de saúde sem qualificação disponível no mercado de trabalho.

Com a aprovação do MEC, o Hospital Geral do Estado dará um importante passo rumo à excelência no ensino e pesquisa na área da saúde, proporcionando uma formação aprofundada e de qualidade para os profissionais interessados em se especializar e contribuir ainda mais para o cuidado dos pacientes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo