O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em faculdades privadas para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para Alagoas, 2.884 bolsas são integrais (100%) e 253 são parciais (50%).
O programa terá duas edições ao ano, com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres de 2024. As inscrições estão abertas até 1º de fevereiro e podem ser feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
As inscrições para o processo seletivo do Prouni são realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa. Para se inscrever, é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2023. É importante também que o candidato esteja com o cadastro no CadÚnico atualizado.
A divulgação dos resultados ocorrerá em duas chamadas, sendo a primeira prevista para 6 de fevereiro e a segunda para o dia 27 do mesmo mês. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante precisa apresentar comprovante de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, além de alcançar, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Enem. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal exigida é de até três salários mínimos por pessoa.
Para verificar as oportunidades existentes, os interessados devem visitar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que reúne as informações detalhadas sobre cursos, horários, instituições e localidades. A lista completa de vagas, divididas por unidades federativas, está disponível no site do MEC. É importante ressaltar que a nota no Enem permite ao estudante concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação.
O Prouni é uma oportunidade para milhares de estudantes brasileiros terem acesso ao ensino superior em instituições privadas, e a oferta de mais de 400 mil bolsas demonstra o compromisso do governo federal em promover a educação e a formação acadêmica no país.






