Os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio têm a oportunidade de participar do evento. As equipes inscritas devem ser compostas por até cinco estudantes e contar com a orientação de um professor. Além disso, é permitida a participação de um coorientador.
A submissão de projetos para a MatExpo é gratuita e deve ser feita pelo professor orientador, por meio do site do evento, através do upload do arquivo do projeto em formato PDF.
Durante a MatFest, que acontece de 13 a 18 de novembro, além da MatExpo, diversas atividades relacionadas à matemática serão realizadas. Uma dessas atividades é a premiação da 20ª Olimpíada Alagoana de Matemática, a OAM. A coordenadora da MatFest, Elaine Silva, faz um convite para que alunos e professores formem suas equipes e submetam seus trabalhos para participar do evento.
Emanuele Kamila Souza, gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca os benefícios de participar da MatExpo e de eventos semelhantes. Ela aponta que a participação na mostra promove a criatividade, a inovação, habilidades de comunicação, colaboração e a construção da confiança dos estudantes. Além disso, as feiras incentivam o pensamento crítico e oferecem exposição a uma variedade de tópicos matemáticos, proporcionando oportunidades de interagir com profissionais e especialistas na área. Kamila Souza avalia que essa experiência vai além da demonstração de conhecimentos, preparando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais futuros.
A MatExpo2023 é uma oportunidade para que alunos e professores mostrem seu talento e dedicação à matemática, além de promover a troca de experiências e o estímulo ao interesse pela disciplina.