ALAGOAS – “Mastologista do Hospital da Mulher alerta sobre a importância da mamografia no diagnóstico do câncer de mama”

Mastologista alerta sobre a importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama

Comemorado nesta segunda-feira (5), o Dia da Mamografia foi estabelecido com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância do exame preventivo, que consegue detectar de forma precisa o câncer de mama. A mastologista do Hospital da Mulher (HM), Francisca Beltrão, alertou para a importância da realização do exame de mamografia para o diagnóstico da doença.

A mamografia é recomendada a partir dos 40 anos de idade, com prescrição médica, para detecção de nódulos nas mamas. Francisca Beltrão explicou que o exame deve ser realizado uma vez por ano, a partir dos 40 anos, e serve para avaliar os tecidos internos da mama e para diagnosticar precocemente nódulos e tumores. Ela ressaltou que a mamografia é o único exame capaz de detectar lesões e pode detectar alterações antes mesmo da consulta com o profissional médico ou do autoexame.

No Hospital da Mulher, o exame é oferecido para qualquer paciente que chegue à unidade com a solicitação do SUS. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, não sendo necessário agendamento, mas é exigida a prescrição médica.

A mastologista enfatizou que a mamografia é preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) a partir dos 40 anos, uma vez por ano, para a população em geral. Ela também alertou que pessoas que têm histórico de casos de câncer de mama na família devem procurar orientação médica para saber a frequência com que o exame deve ser realizado.

No momento da consulta, a paciente precisa ter em mãos o formulário gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar a Carteira de Identidade, o CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde e comprovante de residência.

Os exames de mamografia podem ser realizados nos hospitais Regionais da Mata (HRM), da Mulher (HM) e no Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), em Alagoas. O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, orientou que todas as alagoanas com idade para realizar o procedimento, ainda que sem sintomas, devem realizá-lo. Ele detalhou que realizar o exame com periodicidade aumenta a sobrevida em caso de descoberta de câncer.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo