ALAGOAS – Maratonas de Inovação em Alagoas Concorrem a Prêmio Nacional por Impacto em Propriedade Intelectual

As Maratonas de Inovação promovidas em Alagoas conquistaram um importante reconhecimento nacional ao se tornarem finalistas em um prestigiado prêmio sobre Propriedade Intelectual. Organizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC), essas maratonas são parte integrante do Circuito Alagoano Secti-Fapeal de Inovação. O evento tem como objetivo central inspirar e capacitar estudantes e profissionais, oferecendo uma plataforma para a criação de soluções inovadoras aplicáveis a problemas reais, com potencial para gerar novos negócios.

Os eventos realizados em 2024 passaram por quatro cidades alagoanas: Santana do Ipanema, Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Durante o ano, foram promovidas cinco maratonas e dois desafios, impactando mais de 600 participantes. Os temas abordados foram diversos e pertinentes, incluindo objetivos de desenvolvimento sustentável, economia criativa, segurança no trabalho, games, soluções de negócios na área da saúde, moda e educação.

A participação das maratonas no concurso nacional promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é um marco significativo, destacando a qualidade e o impacto do evento no ecossistema de inovação de Alagoas. O prêmio, conhecido como PI nas Escolas, é uma das maiores iniciativas de reconhecimento na área de educação em propriedade intelectual no Brasil. Dessa forma, o Circuito Alagoano de Inovação se consolida como uma iniciativa crucial para capacitar estudantes do interior, facilitando o acesso a editais de subvenção econômica voltados para a inovação e o empreendedorismo.

Para o professor Hérmani Magalhães, coordenador do LIINC e responsável pelo Circuito, este reconhecimento reflete a excelência e a importância das maratonas de inovação na formação e fomento do conhecimento em propriedade intelectual. Já o diretor-executivo de CT&I da Fapeal, João Vicente Lima, acredita que o prêmio reconhece a competência do LIINC, proporcionando ao laboratório ainda mais maturidade e capacidade de execução.

Essas iniciativas, além de fortalecerem a educação empreendedora em Alagoas, destacam-se pelo engajamento com escolas de Ensino Médio, ampliando o alcance do conhecimento e incentivando o surgimento de novas gerações de empreendedores. As maratonas são, portanto, um motor vital para o desenvolvimento de soluções inovadoras e o avanço da ciência e tecnologia no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo