ALAGOAS – “Maratona em saúde reúne profissionais para criar ideias inovadoras para o SUS”

No próximo mês, profissionais da saúde em Alagoas participarão de uma maratona de desafios com o objetivo de propor soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, chamado de Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas, será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió.

A maratona contará com a participação de estudantes, residentes, professores e profissionais da saúde da Uncisal, Ufal, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O objetivo é discutir e validar os problemas enfrentados pelo sistema de saúde em Alagoas e propor soluções inovadoras para esses desafios. A atividade é uma imersão, por isso o nome “maratona”.

De acordo com Edileuza Leão, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uncisal, a maratona terá oficinas para sintonizar o público da saúde com a proposta da inovação tecnológica, para que eles possam reconhecer no dia a dia problemas que podem ser resolvidos com a aplicação da tecnologia. Os problemas selecionados durante o evento serão desenvolvidos durante o Weekathon em Saúde de Alagoas, que acontecerá em novembro.

A Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas terá dois dias de programação. No primeiro dia, serão realizadas palestras e dinâmicas sobre inovação. Já no segundo dia, será realizada uma oficina para a apresentação dos problemas identificados e possíveis soluções. Além disso, está programado para acontecer em novembro o I Weekathon em Saúde de Alagoas, uma semana dedicada ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas baseadas nos problemas identificados durante a maratona.

A coordenadora do NIT da Uncisal explicou que o Weekathon foi adaptado a partir do conceito de Hackaton, uma maratona de programação. O evento terá duração de uma semana e permitirá uma imersão intensiva no desenvolvimento das soluções propostas pelos participantes. Os interessados em participar do Weekathon podem se inscrever até o dia 5 de novembro.

A Maratona de Desafios da Saúde no SUS Alagoas e o I Weekathon em Saúde de Alagoas são realizados pela Uncisal, Ufal, Circuito Alagoano de Startups (CAS), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Essas iniciativas têm como objetivo promover a inovação na saúde e buscar soluções viáveis para os problemas enfrentados pelo SUS em Alagoas. Com a participação de profissionais da área, estudantes e pesquisadores, espera-se que novas ideias e tecnologias possam ser aplicadas para melhorar a qualidade e eficiência do sistema de saúde do estado.

Sair da versão mobile