ALAGOAS – Maratona de programadores busca soluções inovadoras para segurança do trabalho e trânsito, com foco em motociclistas.

No último dia 13 de maio de 2024, foi anunciado que a maratona de programadores sobre segurança do trabalho está com inscrições abertas. O evento, intitulado “Desafio Inovação Segurança do Trabalhador”, acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções de Maceió.

Promovido pelo Laboratório de Inovação Inclusiva (LIINC), o objetivo do hackathon é reunir programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para buscar soluções inovadoras para a segurança do trabalho e no trânsito, com foco específico em motociclistas. A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) são os principais apoiadores do evento.

Durante a competição, as equipes terão 48 horas para desenvolver um protótipo ou MVP (produto minimamente viável) para um dos dois desafios propostos. Os desafios são: “Como podemos promover o cumprimento das regras de trânsito para reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas?” e “Como podemos educar e treinar os motociclistas utilizando novas abordagens e ferramentas para aprimorar a segurança no trânsito?”.

O Desafio Inovação está aberto a todos os interessados com mais de 18 anos, com ênfase em profissionais da área de segurança do trabalho e do trânsito, desenvolvedores/programadores e designers. Cada equipe deve ter no mínimo três pessoas e no máximo cinco, e a formação de equipes multidisciplinares é incentivada.

Além disso, o evento contará com um time de mentores disponíveis para auxiliar no desenvolvimento das soluções, e as equipes vencedoras dos desafios receberão mentoria especializada. Todas as equipes participantes também receberão certificados de participação.

O “Desafio Inovação Segurança do Trabalhador” conta com o apoio da empresa DProteção Segurança do Trabalho, do Sebrae e da loja Atlântica Motos, além da parceria da Secti e Fapeal. A expectativa é que o hackathon resulte em soluções inovadoras para a segurança do trabalho e dos motociclistas, contribuindo para a redução de acidentes e para aprimorar a conscientização sobre as normas de trânsito.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo