O curso será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e terá aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sede do Senac em Maceió. As aulas começam neste mês e vão até abril de 2024. Além do curso de cozinheiro, o Programa Escola do Turismo ofereceu outros 34 cursos em 17 municípios de Alagoas, totalizando mil vagas.
De acordo com a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, as capacitações oferecidas pelo programa são uma excelente oportunidade para quem busca emprego no setor turístico. Vários alunos já foram absorvidos pelo mercado de trabalho e diversos empreendimentos têm buscado os concluintes dos cursos para contratação. Com a aproximação da alta temporada, a demanda por profissionais extras tende a aumentar.
Para se inscrever nos cursos ministrados pelo Senac, é necessário se matricular presencialmente na sede de Maceió ou Arapiraca. Já os cursos ministrados pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal) permitem inscrições online através do site da Setur.
O Programa Escola do Turismo tem como meta atender a uma demanda do setor turístico em Alagoas, garantindo um total de 11 mil vagas em cursos gratuitos e com certificação até julho de 2024. Segundo as empresas, atualmente há uma falta de 50 mil profissionais qualificados disponíveis para contratação imediata no estado.
No último sábado (7), o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, assinaram um convênio com o Sebrae Alagoas para expandir o programa. Com a ampliação, o número de cidades-pólo atendidas pelo programa subirá para 40, e serão divulgados mensalmente cronogramas de cursos gratuitos.
Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo Programa Escola do Turismo podem ser encontradas no site setur.al.gov.br.






