No primeiro trimestre deste ano, a RAV já atendeu 336 crianças e adolescentes que sofreram violência sexual, sendo a maioria do sexo feminino. A faixa etária mais afetada foi a de 10 a 14 anos, com 123 atendimentos. Em 2023, foram 605 crianças e adolescentes acolhidos, sendo 543 do sexo feminino e a faixa etária mais atingida foi a de 7 a 11 anos.
O Hospital da Mulher, em Maceió, é uma das unidades de referência no atendimento às vítimas de abuso e exploração sexual no estado. Equipes multidisciplinares garantem assistência 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, os hospitais regionais também contam com Salas Lilás da RAV.
A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, ressaltou a importância do acolhimento especializado desde os primeiros atendimentos, visando minimizar os traumas das vítimas. Ela destacou a evolução positiva nos pacientes que recebem o acompanhamento adequado e especializado da RAV.
O secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância dos serviços públicos voltados para crianças vítimas de violência sexual e elogiou o trabalho humanizado e especializado realizado pela RAV. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade e acolhedor para aqueles que mais precisam.