ALAGOAS – “Lançamento de ‘Sereias Alagoanas’ Celebra Pioneirismo Feminino e Marco dos Direitos das Mulheres”

Neste mês, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em Alagoas, será palco do lançamento do livro “Sereias Alagoanas: histórias de mulheres que encantam”. O evento ocorrerá em 13 de março, às 9 horas, e marcará o início de uma nova era de reconhecimento e valorização das mulheres que contribuíram significativamente para a história e a cultura do estado e do Brasil. Este lançamento acontece em um contexto significativo, coincidentemente com a celebração dos 30 anos da Declaração de Pequim, um marco na luta pelos direitos das mulheres.

Idealizada pela arquiteta e urbanista Adriana Capretz, a obra destaca trajetórias femininas de resistência e transformação, enfocando a justiça social, a cultura e o meio ambiente. As narrativas incluem mulheres negras, indígenas, quilombolas e líderes comunitárias, compondo um enriquecedor mosaico de protagonistas que moldaram a realidade alagoana.

O livro, destinado ao público infantojuvenil, é apresentado com ilustrações de artistas alagoanos, dando vida a biografias que abrangem campos diversos como ciência, arte, política e sociedade. Os eixos temáticos incluem pioneiras, educadoras, mestras da cultura popular e defensoras do meio ambiente, proporcionando importantes referências de protagonismo feminino.

Mira Dantas, supervisora da Biblioteca, enfatiza que “Sereias Alagoanas” oferece uma oportunidade de acesso a essas histórias pouco reconhecidas, incentivando crianças e jovens a conhecerem as influências femininas na história de Alagoas. Adriana Capretz, autora e doutora em Ciências Sociais, inspira-se em sua pesquisa sobre mulheres alagoanas para atualizar o repertório cultural através de uma linguagem acessível. O projeto foi possível graças aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo