A principal pauta do encontro foi o fortalecimento das relações entre a Juceal e a ACM, visando à criação de um ambiente de negócios mais eficiente e propício à geração de empregos, especialmente no setor de comércio. Entre os tópicos abordados, destacaram-se as evoluções esperadas na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, o qual promete trazer mais agilidade e desburocratização para os empreendedores.
Segundo os dados apresentados na reunião, Alagoas abriga atualmente 117.360 empresas registradas, com cerca de 40,7% delas localizadas na capital, refletindo um total de 47.773 negócios. Este cenário motivou a proposta de oferecimento de consultorias especializadas para microempreendedores individuais (MEIs), a fim de orientá-los em aspectos contábeis e jurídicos, facilitando sua formalização. Essas ações serão potencializadas pela utilização do Portal Facilita Alagoas, a interface estadual da Redesim.
João Gabriel Costa Lins, presidente da Juceal, reforçou o compromisso da entidade em buscar excelência ao visitar diversas instituições parceiras. A atuação proativa da Juceal já rendeu à entidade o reconhecimento como uma das mais eficientes do país, destacou Kennedy Calheiros, presidente da ACM.
Além de intensificar a colaboração, as entidades estreitam seus vínculos históricos, uma vez que a ACM também participa do colégio de vogais da Juceal, ocupando duas cadeiras no setor deliberativo superior. Com essa aliança, espera-se que o ambiente de negócios em Alagoas experimente avanços significativos, beneficiando empresas e a população em geral.