O grupo de estudos é composto pelos setores de análise singular, análise colegiada, cadastro, secretaria-geral e suporte ao Portal Facilita Alagoas, que trabalharão em conjunto para encontrar soluções e respostas técnicas de forma padronizada, visando atender melhor o público.
Durante a reunião, foram definidos pontos específicos de análise, como a rerratificação de balanço patrimonial, a padronização para assinaturas de balanço, a exigência para assinatura de livros contábeis e a descrição das atividades econômicas de filial. Para cada um desses aspectos, foram estabelecidas diretrizes e procedimentos a serem seguidos.
Um dos pontos discutidos foi a criação de um evento específico para a rerratificação de balanço no Portal Facilita Alagoas, a fim de facilitar e agilizar esse tipo de processo. Além disso, ficou estabelecido que as assinaturas de balanço devem ser feitas manualmente em todas as folhas e digitalmente apenas na última folha, seguindo as normas vigentes.
O responsável pelo projeto e assessor especial da Juceal, Fábio de Lima, destacou a importância do grupo de estudos para acompanhar as atualizações nas instruções normativas de análises mercantis, estabelecidas pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei).
A Junta Comercial é fundamental para os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, sendo também a integradora estadual da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Com a retomada do grupo de estudos, a Juceal busca garantir maior eficiência e qualidade técnica no atendimento aos empresários alagoanos.