Durante o evento, os representantes da Juceal, Jadson Ramos e Edmundo Lins Filho, apresentaram aos estudantes o funcionamento e os serviços oferecidos pela Junta Comercial, além de falarem sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas e sua interface, o Portal Facilita Alagoas. Foi destacada a facilidade de realização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, que podem ser feitos de forma online, resultando em uma simplificação dos trâmites. Segundo dados do Mapa de Empresas, o tempo médio de abertura de um negócio no estado é de 14 horas.
O gerente de suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, ressaltou a importância do evento como uma troca de conhecimentos entre os estudantes e os palestrantes. Ele destacou que momentos como esse contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal, além de diminuírem os erros na utilização do sistema.
O workshop foi organizado pelo NEFGP com o objetivo de promover o intercâmbio sobre o cenário atual do ambiente empresarial alagoano. O professor Edilson dos Santos Silva, coordenador do NEFGP, enfatizou a intenção de aproximar o mercado dos alunos e trazer discussões e conhecimentos relevantes para eles, que estão prestes a ingressar no mercado.
Além da participação da Juceal, o evento contou também com palestras de Eliana Sá, coordenadora de inovação e pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL), e Walter Rocha, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL). Ambos abordaram a prática do setor empresarial e o empreendedorismo em Alagoas e no Brasil.
O workshop aconteceu no campus da Ufal em Maceió e foi apenas o primeiro dia de um evento que promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e profissionais do mercado. O segundo dia contou com a participação de alunos e ex-alunos que são empresários ou que já tiveram experiência no ramo, trazendo uma visão mais próxima da realidade local. A proposta do evento foi justamente aproximar o mercado dos alunos e proporcionar discussões relevantes para sua formação profissional.