Essa atualização do sistema vai beneficiar os empresários alagoanos, simplificando o processo de abertura, alteração e baixa de empresas, além de outros serviços como registros para cartórios e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), e processos de licenciamento empresarial.
Segundo o presidente da Juceal, Ricardo Dória, a inclusão desse tipo de processo mostra o compromisso da autarquia em simplificar o trabalho dos clientes. Ele ressalta que a ideia é trazer mais serviços para o portal tanto de registro quanto de licenciamento de empresas. “Hoje podemos falar com todas as letras que se alguém deseja abrir, alterar ou baixar um negócio em Alagoas, ele faz isso de forma totalmente online”, destacou Dória.
O gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, explicou que a principal função do evento Indicação de Estabelecimento de Matriz é a possibilidade de transformar uma filial em matriz. No entanto, ele destaca que é necessário entender as particularidades do processo, como a formatação do Documento Básico de Entrada (DBE) que deve ser direcionado para a unidade federativa da filial que será elevada.
Ramos ainda esclareceu que no Portal Facilita Alagoas, o processo de indicação de estabelecimento de matriz só pode ser combinado com alguns eventos específicos, e que eventuais dúvidas ou problemas com esse tipo de processo e outros com andamento pelo Portal Facilita Alagoas podem ser sanados por meio do endereço de e-mail facilita.juceal@gmail.com.
Com a implementação do novo arquivamento eletrônico, a Juceal dá mais um passo em direção à modernização e digitalização dos processos empresariais, facilitando a vida dos empreendedores alagoanos e fomentando o desenvolvimento econômico do estado.