ALAGOAS – Juceal e CRC/AL Unem Esforços para Impulsionar Registro Automático de Empresas em Alagoas e Retomar Seminários em Março

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) estão se mobilizando para ampliar o uso do registro automático de empresas no estado. Em um encontro realizado na quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, representantes das duas entidades discutiram estratégias para aumentar a adesão a essa funcionalidade que, no ano passado, foi utilizada em apenas 38,99% das novas constituições e 39,27% das extinções de empresas.

O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, conhecido como Joãozinho, destacou a longa parceria com o CRC/AL e reafirmou a intenção de fortalecer a automação dos serviços oferecidos pela Junta Comercial. Joãozinho mencionou a urgência de implementar o deferimento automático, ainda pouco aproveitado pelos empresários. “Estamos buscando reativar serviços parados e queremos tornar a certidão de inteiro teor automática. Isso beneficia tanto a Juceal quanto os contadores e empresários”, afirmou o presidente.

A funcionalidade de registro automático também está disponível para processos de alteração de endereço dentro do mesmo município e para livros contábeis, mas ainda enfrenta baixa adesão por parte dos usuários. Em resposta a esse cenário, a presidente do CRC/AL, Adriana Araújo, comprometeu-se a trabalhar junto aos contadores para incentivar a utilização da ferramenta. Uma de suas sugestões foi retomar a realização dos seminários em conjunto com a Juceal, proposta aceita por ambos os lados.

Os seminários têm como objetivo capacitar os profissionais e esclarecer dúvidas sobre os processos digitais, abrangendo desde aqueles mais familiarizados com a tecnologia até aqueles que preferem o contato presencial. A iniciativa também visa fortalecer essa parceria de longa data e garantir que todos os grupos de profissionais sejam atendidos. As entidades já planejaram o próximo evento conjunto para março, dando continuidade ao projeto que teve suas primeiras edições em 2023. Dessa forma, Juceal e CRC/AL pretendem não apenas promover a modernização dos serviços oferecidos, mas também estimular um ambiente mais ágil e eficiente para o setor empresarial de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo