Durante a palestra, os alunos puderam conhecer as particularidades dos serviços oferecidos pela Juceal, além de participar de uma simulação de abertura de uma empresa, proporcionando uma visão prática das atividades desempenhadas pela entidade. O gerente do suporte ao portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e o gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho, foram os responsáveis por ministrar a apresentação.
Lins Filho destacou a importância do evento, afirmando que “esses encontros são muito importantes porque os principais clientes da Junta Comercial serão vocês contadores, advogados e empresários”. Ele também ressaltou a evolução digital da Juceal, afirmando que a autarquia trabalha de maneira totalmente digital, sendo a primeira Junta Comercial do país a digitalizar todo o seu acervo.
Durante a apresentação, os gestores falaram sobre os números anuais de registros empresariais em Alagoas, destacando o tempo médio de 14 horas para abertura de empresas no estado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Jadson Ramos enfatizou a importância do portal Facilita Alagoas, onde todos os serviços oferecidos pela Junta Comercial estão disponíveis.
O convite para a participação da Juceal no evento foi feito pelas professoras do curso de Ciências Contábeis da Ufal, Katiane Tavares e Érica Xavier. Tavares ressaltou a importância de oportunizar momentos como esse para os alunos, enfatizando a integração entre a teoria acadêmica e a prática de mercado.
Como continuidade aos trabalhos de aproximação com seus clientes, a Junta Comercial realizará, nesta quarta-feira (13), a última edição do ano da Oficina sobre Registro Empresarial em Alagoas, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió.
Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla e prática sobre o registro empresarial, conectando-os diretamente com as ferramentas e tecnologias utilizadas atualmente. A Juceal se mostrou disponível e comprometida em promover essa integração entre teoria e prática, evidenciando sua importância para a formação acadêmica dos futuros profissionais da área de contabilidade e administração.
