Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência visa a criar um espaço de discussão sobre a importância de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apoia ativamente a conferência, destacando a relevância do tema para a gestão atual. Guilherme Lopes, secretário-executivo de Ações de Saúde, representou o titular da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda, reforçando o compromisso do governo com a segurança dos trabalhadores.
Elizabeth Macedo, coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas. A conferência está estruturada em três eixos: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, as novas relações de trabalho e a participação popular no controle social.
Na abertura, Maurício Sarmento, presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, destacou a necessidade de garantir que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas, ressaltando que abordar a saúde laboral é discutir cidadania e justiça social.
A conferência conta com a participação de representantes do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, e entidades sindicais. As conclusões e propostas serão compiladas em um relatório que representará Alagoas na etapa nacional da conferência, prevista para ocorrer entre 18 e 21 de agosto de 2025.