A capacitação é custeada com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e é coordenada pela Chefia de Ensino Integrado, em parceria com o Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, investir em capacitação é também valorizar o profissional da segurança. Ele ressaltou a importância da participação efetiva de todos os alunos, incentivando-os a absorverem o conteúdo, contribuírem ao máximo, trazerem ideias, sugerirem ações e elaborarem propostas que beneficiem todos os profissionais da Segurança Pública.
A major Joyce Oliveira, chefe de Ensino Integrado, explicou que a intenção do curso é preparar técnicos que trabalham na área, de modo que cada vez mais servidores sejam alcançados pelas ações de valorização profissional.
As aulas ocorrerão até abril de 2024, totalizando 400 horas. O conteúdo abordará temas como relações interpessoais, ergonomia, governança e procedimentos licitatórios. A expectativa é que os participantes sejam capacitados para implementar políticas de qualidade de vida e valorização do agente de segurança em suas respectivas instituições.
A participação dos integrantes das forças de segurança nesse curso representa um passo importante para o aprimoramento das práticas de gestão e políticas voltadas para a valorização do trabalhador da área de segurança pública. Ao se tornarem multiplicadores, eles poderão disseminar os conhecimentos adquiridos, contribuindo para um serviço de segurança cada vez mais eficiente e valorizado.
Essa iniciativa mostra o compromisso do Estado em investir na qualificação dos profissionais de segurança, reconhecendo a importância do seu trabalho para a sociedade. A valorização desses agentes é essencial para o bom desempenho de suas funções e para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Portanto, o início do curso MBA em Gestão Política de Valorização do Trabalhador é um marco importante para as forças de segurança, representando uma oportunidade de crescimento profissional e de melhoria dos serviços prestados à população. A expectativa é que os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos no curso no seu cotidiano de trabalho, contribuindo para a construção de uma segurança pública cada vez mais eficiente e valorizada.