A disputa está organizada em três níveis de participação: o nível 1 é destinado aos alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o nível 2, para estudantes do 8º e 9º anos; e o nível 3 é voltado para o ensino médio. A OAM é promovida pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e recebe apoio da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e da empresa Stone. O objetivo é incentivar o interesse pela matemática e identificar jovens talentos na área.
A Rede Estadual de ensino obteve um desempenho notável na edição anterior, em 2024, com 16 alunos premiados com medalhas. Dentre estas, duas foram de ouro, quatro de prata e dez de bronze. Os vencedores foram provenientes de várias instituições, incluindo o Colégio Tiradentes da Polícia Militar e outras escolas estaduais em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Além das medalhas, 32 estudantes receberam Menções Honrosas, totalizando 48 premiados.
As Menções Honrosas foram atribuídas a alunos de diversas escolas, reforçando o empenho e dedicação dos estudantes alagoanos para além das medalhas. A contínua participação na OAM reflete o compromisso das escolas em fomentar o interesse pela matemática e apoiar talentos emergentes nessa área fundamental do conhecimento.