De acordo com a gerente de Acompanhamento e Assistência à Gestão Escolar da Seduc, Cristiane Souza, a formação atende à Lei nº 8.748, de 28 de setembro de 2022, que estabelece as regras para a designação de gestor e gestor adjunto de unidades de ensino da rede pública estadual.
O curso de Formação em Gestão Escolar ocorrerá de 9 de outubro a 30 de novembro, em formato EAD, por meio da plataforma online Moodle. Para obter a certificação, o candidato deverá confirmar a frequência mínima de 75% em cada módulo e alcançar uma aprovação igual ou superior a 80% das 80 horas totais.
Durante o processo de inscrição, o candidato deverá preencher seus dados pessoais e fornecer informações sobre sua titulação e experiência profissional. As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo resultar em exclusão do processo de certificação se forem comprovadas não veracidade.
A entrega da certificação, terceira etapa do processo, deverá ser realizada na Gerência Especial de Educação (GEE) relacionada pelo candidato a partir de 5 de dezembro. Os documentos necessários para a inscrição incluem RG, CPF, comprovante de residência, contracheque recente, diplomas de graduação, declaração de idoneidade administrativa, certidão de antecedentes criminais, declaração de experiência mínima de 3 anos no magistério, autodeclaração informando não estar desempenhando mandato classista, entre outros.
Os professores aprovados no curso de Formação em Gestão Escolar poderão solicitar a certificação até janeiro de 2027. A certificação tem validade de 4 anos, correspondente a dois mandatos de gestão.
Todos os detalhes do processo de certificação estão disponíveis no Edital/Seduc nº 024/2023, que foi republicado no Diário Oficial desta segunda-feira (25) e está disponível no site da Seduc.







