O projeto é reconhecido como um dos maiores concursos de redação escolar no Brasil, mobilizando regularmente mais de 2 milhões de estudantes. O aluno que apresentar a melhor redação no estado de Alagoas terá a oportunidade de representar a região na Semana de Vivência Legislativa, que ocorre de 17 a 21 de agosto na capital federal. Durante este período, o participante terá a chance de acompanhar o trabalho do Senado Federal, atuar nas comissões e até propor ideias que podem se transformar em projetos de lei.
Todos os custos referentes a transporte, hospedagem e alimentação serão cobertos pelo Senado para o estudante selecionado e seu professor orientador. Alunos interessados devem estar matriculados no ensino médio da rede pública e ter até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. As redações devem ser elaboradas dentro do ambiente escolar e selecionadas por um professor orientador. As escolas encaminham suas melhores redações à Secretaria de Educação de Alagoas até o fim de abril.
O superintendente Artur Ferreira destaca que o programa é uma oportunidade ímpar para os jovens. “Participar do Programa Jovem Senador oferece aos alunos uma experiência concreta de democracia e funcionamento legislativo, desenvolvendo pensamento crítico e senso de liderança”, afirmou.
Darliane Lima, ex-participante do programa, corrobora ao descrever sua experiência em 2025 como transformadora, incentivando futuros candidatos a acreditarem em seu potencial e aproveitarem ao máximo essa oportunidade única. O cronograma do concurso em Alagoas inclui diversas etapas de seleção, culminando com a Semana de Vivência Legislativa em agosto em Brasília.







