Com previsão de lançamento para outubro, durante a 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o livro trará como temática central a significativa atuação de Graciliano Ramos enquanto gestor público. Conhecido por sua passagem como prefeito de Palmeira dos Índios entre 1928 e 1930, o escritor deixou um legado marcante na administração pública, que será explorado em profundidade nesta obra.
Lídia Machado, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Contas do TCE-AL, destacou que o projeto não apenas valoriza a história de Graciliano, mas também promove o trabalho pedagógico e de controle externo realizado pelo Tribunal. A iniciativa, idealizada na Escola de Contas sob a direção de Maria Cleide Beserra, é vista como um marco na entidade.
A autoria do livro é assinada por Perroneo Tojal, diretor técnico da Escola, e pelas assessoras jurídicas Kézia Sayonara e Cláudia Albuquerque. Os autores conduziram uma análise histórica que destaca a abordagem visionária de Graciliano Ramos em temas que hoje são norteados por legislações como a lei de licitações e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Fernando Toledo destacou a importância do lançamento durante a Bienal, enaltecendo a visibilidade que o evento trará para a obra. Ele também lembrou a participação do Tribunal em eventos de grande porte, como o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, marcado para dezembro em Florianópolis-SC.
Maurício Bugarim reforçou o compromisso da Imprensa Oficial em fortalecer o mercado editorial alagoano, destacando a honra de colaborar com o TCE em uma publicação tão relevante. “Estamos empenhados em fazer deste projeto um sucesso e em disseminar ainda mais conhecimento, valorizando a cultura local,” afirmou.