A coleção Raízes das Alagoas tem como objetivo resgatar obras consagradas que discutem a formação social, cultural e econômica do estado. Lançada em 2019, a coleção já conta com dez títulos e, neste ano, apresenta mais sete obras, incluindo “Geografia alagoana, ou descrição física, política e histórica da província das Alagoas”, de Thomaz Espíndola, e “Os negros na história de Alagoas”, de Alfredo Brandão.
Já a coleção Legado é formada por biografias clássicas escritas por autores alagoanos sobre personagens históricos de Alagoas. A coletânea busca promover a memória e resgatar a história de personalidades que contribuíram significativamente para a política, a economia, a ciência e a cultura brasileira. Entre os títulos presentes na coleção estão “O Visconde de Sinimbu – sua vida e sua atuação na política nacional”, de Craveiro Costa, e “Delmiro Gouveia – o Mauá do Sertão alagoano”, de Félix de Lima Júnior.
Durante o lançamento das coleções na Bienal, a neta do jornalista e historiador alagoano Luís de Araújo Morais, Isabela Martins, destacou a emoção dos familiares diante do resgate da obra do escritor. Através da parceria entre a Imprensa Oficial, Fapeal e Edufal, o governo estadual viabilizou a produção de novas publicações de autores alagoanos, com um investimento de R$ 1 milhão. Ao todo, já foram lançados mais de dez livros de autoras alagoanas.
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou a importância dessa parceria entre as instituições e o governo estadual, que tem garantido o financiamento às pesquisas e programas de pós-graduação da universidade. Ele destacou também o impacto das publicações lançadas na Bienal, afirmando que são clássicos obrigatórios para a leitura e que a parceria fez desta edição o maior evento cultural de Alagoas dos últimos dez anos.
O diretor-presidente da Imprensa Oficial, Maurício Bugarim, enfatizou o compromisso do órgão em resgatar e preservar a história, a cultura e a literatura alagoanas. Ele ressaltou a importância da valorização dos escritores passados e presentes, e a satisfação do público diante da programação oferecida durante a Bienal. O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, celebrou o lançamento das coleções e destacou a importância do livro brasileiro e da paixão pela cultura, educação e ciência.
As obras das coleções Raízes das Alagoas e Legado podem ser adquiridas no estande da Imprensa Oficial até o dia 20 de agosto, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Também estão disponíveis na loja física da Imprensa Oficial, localizada na Av. Fernandes Lima, s/n, Gruta de Lourdes, ou na loja virtual.