Em Maceió, o Workshop Ambiental foi o destaque do evento, com uma palestra sobre mudanças climáticas ministrada por Priscila Queiroz, consultora ambiental do IMA. A proposta foi promover a troca de conhecimentos e conscientizar os jovens sobre questões ambientais, buscando soluções e respostas para os desafios atuais.
Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de análise de água na Gerência de Laboratório (Gelab) e visitar o Herbário MAC. Essas atividades práticas permitiram aos jovens compreender a importância do trabalho realizado pelos técnicos do IMA no dia a dia, como as análises de balneabilidade das praias e rios, essenciais para a qualidade de vida da população.
Em Marechal Deodoro, o Projeto Navegando com o Meio Ambiente – Barco Escola proporcionou aos estudantes da rede pública uma experiência educativa sobre o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú – Manguaba (CELMM). Já em Penedo, o Projeto Alagoas Mais Verde distribuiu mudas nativas e promoveu o plantio em uma área previamente analisada pelos técnicos do IMA, sensibilizando a população sobre a importância da preservação ambiental.
As atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente não se limitaram a um único dia, mas se estenderam por todo o mês de junho, em conformidade com o tema proposto pela ONU para o ano: “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”. A intenção é alertar para os efeitos da degradação ambiental e buscar o engajamento da sociedade na preservação do meio ambiente.
Com a participação ativa da população, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas espera fortalecer o compromisso com a natureza e promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade em todas as esferas da sociedade.