Essa iniciativa busca promover mudanças positivas nas comunidades rurais e fortalecer a cadeia produtiva de pequenos agricultores. O IMA desempenha um papel fundamental nessa parceria, contribuindo com a distribuição de espécies florestais nativas na região e oferecendo suporte técnico necessário.
A agrofloresta é um sistema de produção agrícola que combina culturas agronômicas com espécies florestais, seguindo os princípios da sucessão florestal. Esse método visa reduzir a dependência de insumos externos e promover a produção de alimentos sem o uso de venenos, valorizando a vegetação nativa e minimizando o impacto ambiental.
Wictor Thomas, consultor ambiental do IMA, explica que a agrofloresta proporciona benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores, além de ser amigável para o meio ambiente. Seguindo essa temática, o Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque também trabalhará com a agroecologia, que é definida pelas práticas agrícolas sustentáveis que consideram questões políticas, culturais, sociais, energéticas, éticas e ambientais.
Com a inauguração desse centro de formação, espera-se fortalecer ainda mais a agricultura familiar e promover a inserção de espécies florestais nativas na região. Isso contribui para a agenda de mudanças climáticas e a recuperação de áreas por meio do uso sustentável da terra.
Além do IMA, o projeto “Alagoas Mais Verde”, que promove a distribuição de mudas características do bioma estadual nos municípios alagoanos, conta com parcerias com o Rotary Internacional, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto Mundo Unido (IMU) e membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Essa inauguração é uma forma de celebrar o Dia Nacional da Agroecologia, que será comemorado nesta terça-feira, dia 3 de outubro. O Centro de Formação Agroflorestal Flor do Bosque se torna mais um espaço importante para disseminar práticas sustentáveis e fortalecer a agricultura familiar em Alagoas.
