Durante a visita, as crianças puderam conhecer diversos animais em tratamento, como cobras, jacarés, bichos-preguiça, maracanãs e gambás. Os pequenos também tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre os animais e aprender sobre suas características e cuidados.
O objetivo dessa iniciativa é promover a educação ambiental desde a infância, possibilitando que as crianças possam desenvolver uma consciência maior em relação aos animais silvestres e ao meio ambiente como um todo. Ana Cecília Pires, veterinária e bióloga do IMA, ressalta a importância da educação ambiental para as crianças, destacando que elas estão em uma fase mais receptiva e têm mais facilidade em assimilar os ensinamentos.
Além disso, a visita ao Cetas também proporciona às crianças uma compreensão mais profunda sobre a importância da preservação da fauna silvestre e os riscos de se manter animais em cativeiro de forma ilegal.
Durante a visita, as crianças também tiveram a oportunidade de aprender sobre o trabalho realizado no Cetas e como acontece o processo de triagem dos animais. A veterinária Vitória, estagiária do IMA e estudante de medicina veterinária, ressaltou a importância de esclarecer todas as dúvidas das crianças, pois isso pode despertar nelas o interesse em seguir carreira na área de veterinária ou biologia, além de ser uma forma de prevenção de crimes ambientais.
É fundamental que desde cedo as crianças sejam conscientizadas sobre a importância de cuidar dos animais e preservar o meio ambiente. A visita ao Cetas pelo projeto Botânico Mirim é uma forma eficaz de transmitir esses valores, além de proporcionar momentos de aprendizado e reflexão para os pequenos. O cuidado com os animais silvestres é uma das principais preocupações do IMA, e direcionar esse conhecimento às crianças é uma maneira de construir um futuro melhor.