O Cetas não apenas recebe, mas também reabilita animais silvestres resgatados ou apreendidos, concedendo-lhes a chance de um retorno seguro ao seu habitat natural. Durante o período de recuperação, a manutenção dos recintos é primordial, e para isso, materiais simples, como jornais, toalhas e bichos de pelúcia, se tornam essenciais. Esses itens facilitam a higiene dos espaços e oferecem conforto aos filhotes órfãos, que muitas vezes chegam ao centro fragilizados pela separação abrupta de suas mães.
A veterinária Ana Cecília, do IMA, comenta a importância desses materiais para o acolhimento dos filhotes: “É crucial que os animais reestabeleçam uma conexão emocional e física, compensando a ausência materna. Os bichos de pelúcia, por exemplo, ajudam a proporcionar o aconchego necessário, especialmente para os mais vulneráveis, como os filhotes de bicho-preguiça”.
A generosidade da comunidade é solicitada e as doações podem ser entregues na sede do IMA/AL na Avenida Fernandes Lima, nº 670, no Shopping Cidade, 2º andar. O Ibama também se coloca à disposição para receber materiais em sua sede localizada na Avenida Fernandes Lima, nº 4023, no bairro Gruta de Lourdes. As entregas são aceitas de segunda a sexta-feira, com horários diferenciados entre as duas instituições. Com essa ação, o IMA e o Ibama esperam não apenas suprir necessidades práticas, mas também fortalecer a responsabilidade coletiva na proteção do meio ambiente.