ALAGOAS – IMA e Semarh iniciam monitoramento da qualidade da água em 35 mananciais hídricos em Alagoas pelo programa Qualiágua.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está monitorando a qualidade da água de 35 mananciais hídricos em todo o estado. Esse monitoramento faz parte do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), que abrange 28 municípios alagoanos.

O Qualiágua é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA) e tem como principal objetivo incentivar o controle de qualidade das águas superficiais em todo o país, além de promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais (RNQA).
Por meio desse programa, são coletadas amostras de água dos mananciais hídricos para análises físico-químicas e microbiológicas. Além disso, são realizadas medições da vazão de 19 desses mananciais. Todos os dados coletados são compilados e enviados em forma de relatório à ANA.

Ana Karine Pimentel, gerente do laboratório do IMA, destaca a importância do Qualiágua para conhecer a situação dos rios em Alagoas e definir estratégias de conservação e preservação mais eficazes. Ela ressalta que, com base nas análises realizadas, é possível garantir o uso seguro da água pela população.

O coordenador do Qualiágua em Alagoas, Luciano Lima, explica que a escolha dos mananciais foi feita levando em consideração os agrupamentos urbanos e a importância da região em termos de comprometimento hídrico. Em caso de descumprimento dos padrões definidos pela ANA, medidas devem ser tomadas para melhoria do monitoramento.

Os municípios contemplados pelo programa incluem localidades como Maceió, Rio Largo, Barra de São Miguel, Arapiraca, Penedo, Delmiro Gouveia, entre outros. O Qualiágua é uma importante iniciativa para garantir a qualidade da água e a preservação dos recursos hídricos em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo