ALAGOAS – II Encontro Estadual dos Coordenadores de Controle do Tabagismo discute avanços e desafios no combate ao tabagismo em Alagoas



Na última terça-feira, dia 14 de maio de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu o II Encontro Estadual dos Coordenadores dos Núcleos de Controle do Tabagismo, em Maceió. O evento, sediado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), reuniu representantes de diversas cidades, como Coruripe, Olho D´Água Grande, Campo Alegre, Junqueiro e Arapiraca.

Durante o encontro, foram apresentadas experiências exitosas no combate ao tabagismo, além de terem sido discutidos os avanços e desafios enfrentados no Estado. Uma das principais pautas foi a preparação para o Dia Mundial sem Tabaco, que será celebrado no próximo dia 31 de maio. Neste ano, a campanha terá como tema “Proteger as crianças contra a influência da indústria do tabaco”.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, a assistente social Eunice Canuto, destacou a importância de realizar ações educativas nas escolas e capacitações para os profissionais da educação, visando proteger as crianças e adolescentes dos malefícios causados pelo tabagismo. Eunice ressaltou que o abandono do vício do cigarro é uma atitude de amor próprio, uma vez que o tabaco é responsável por milhares de mortes em todo o mundo anualmente.

O coordenador do Núcleo de Controle do Tabagismo de Junqueiro, Lucas Kayzan, enfatizou a importância do encontro para a troca de experiências e o fortalecimento das ações de combate ao tabagismo. Segundo ele, a união de esforços e a colaboração entre os participantes serão fundamentais para salvar vidas e reduzir os índices de tabagismo na população.

O evento contou com a presença de profissionais da área da saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil, evidenciando o compromisso de todos na luta contra o tabagismo. A Sesau reafirmou seu compromisso em seguir promovendo iniciativas e encontros como este, visando a conscientização da população sobre os danos causados pelo tabaco e a promoção de hábitos mais saudáveis para a sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo