ALAGOAS – Hospital Regional do Alto Sertão realiza 686 cirurgias oftalmológicas pelo programa Ver Melhor, beneficiando a população do Alto Sertão de Alagoas.



No último sábado, dia 15 de junho de 2024, o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, concluiu o ciclo de cirurgias oftalmológicas do Programa Ver Melhor, realizando um total de 686 procedimentos. Essa iniciativa, criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visa reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas oftalmológicas, garantindo que mais pessoas tenham acesso a esses serviços essenciais.

Dentre as 686 cirurgias realizadas, 529 foram para catarata e 157 para pterígios. O Programa Ver Melhor foi lançado em agosto do ano anterior e o HRAS foi uma das unidades hospitalares contempladas para atender os alagoanos residentes no Alto Sertão. Com a proposta de oferecer procedimentos de oftalmologia, tanto clínicos quanto cirúrgicos, o programa visa solucionar problemas oftalmológicos diversos, desde causas genéticas até hábitos de vida.

Para ter acesso aos serviços do Programa Ver Melhor, os pacientes precisam ser encaminhados via Unidade Básica de Saúde (UBS) de seus municípios, através do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Após avaliação, eles podem ser encaminhados para as cirurgias e procedimentos necessários.

O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, ressaltou a importância do programa na vida da população, destacando que agora as pessoas não precisam mais se deslocar até a capital para ter acesso a esses serviços especializados. Além disso, a iniciativa proporciona uma economia para os municípios, que não precisam mais realizar logísticas para encaminhar os pacientes para a capital.

Beneficiados como Rosa Maria dos Santos e Mauro Pereira, moradores da região, expressaram suas expectativas em relação à melhoria da qualidade de vida após as cirurgias oftalmológicas. Rosa, que já operou um dos olhos de pterígio, espera por uma recuperação tranquila para voltar a ler melhor. Já Mauro destacou a tranquilidade de ter realizado a cirurgia em seu município, evitando a necessidade de viajar.

Dessa forma, o Programa Ver Melhor se mostra fundamental para atender às demandas oftalmológicas da população do Alto Sertão, proporcionando acesso facilitado e eficiente aos serviços de saúde necessários.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo