O Projeto Lean nas Emergências tem como um de seus principais propósitos a redução da superlotação nos serviços de urgência e emergência por meio de uma nova metodologia de administração. Essa abordagem oferece ferramentas destinadas a melhorar a gestão hospitalar, promovendo a racionalização de recursos e a otimização dos espaços e insumos, minimizando assim o desperdício.
Pablo Chagas, diretor-geral do Hospital Regional da Mata, destacou que o projeto busca ainda diminuir o tempo médio de permanência dos pacientes no pronto atendimento e elevar a qualidade do cuidado oferecido. Além disso, o Lean nas Emergências também se dedica à segurança dos pacientes e à capacitação dos profissionais de saúde.
Conforme explica Chagas, a iniciativa vai além dos benefícios imediatos aos pacientes, atuando também na qualificação dos processos de gestão e otimização dos recursos, favorecendo assim um aumento no giro de leitos e garantindo um atendimento de excelência.
A seleção dos hospitais participantes do Lean nas Emergências ocorre em ciclos semestrais, a partir de uma colaboração entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conassems), e as Comissões Intergestores Bipartite (CIBs). Após a escolha, equipes especializadas conduzem visitas presenciais para capacitar a equipe local, identificar oportunidades de melhoria e implementar as ações necessárias nas unidades hospitalares.









